Você decidiu adotar um cachorro ou um gato

0
78

Edição 282 – 20/03/19 a 20/04/19
Amor aos bichos
Dr. Jayme Sandall Junior – CRMV-RJ 7122 / desvet.blogspot.com

Parabéns! Essa é uma atitude fantástica de generosidade que vai evitar que algum animal fique na rua ou em locais superlotados onde a qualidade de vida dele não será adequada.
Mas como saber se aquele animal que você está adotando irá se adequar à sua casa e à sua vida? Com um cão de raça, você sabe as características dele, e basicamente poderá prever o tamanho que ele ficará e as características psicológicas dele. Em relação a um animal adotado, sem raça definida e sem informações sobre seus pais, isso é impossível, e adotar se transforma em uma loteria, certo?

Não necessariamente.

É evidente que cães ou gatos de raça têm um padrão definido. Ao adquirir um golden retriever, você sabe que ele se transformará em um cão de porte grande, e de índole dócil; Se preferir um pincher, sabe que será um cão pequeno e bravo; um gato persa você sabe que terá um bichano peludo e preguiçoso.

Com um vira-lata, um animal sem raça definida e de procedência desconhecida, você não tem essas informações. Entretanto, é possível saber várias coisas somente pela análise do animal em si.

Em casos de animais adultos, você já vê o tamanho dele, e pode facilmente observar a índole dele, e portanto a escolha é mais fácil.

Em casos de filhotes, isso é mais difícil.

O ideal, é que você consulte um médico veterinário assim que adquirir o animal. Nessa primeira consulta, além de avaliar as condições de saúde do seu novo amigo, o profissional será capaz de lhe dizer com margem de erro pequena sobre qual tamanho aquele pet ficará quando adulto. Poderá também, mediante alguns testes, avaliar a índole desse animal. Dependendo das reações dele, ainda filhote, é possível prever se ele será agitado, dócil, bravo…

Exames de sangue podem dar outras informações valiosas sobre a presença de doenças que eventualmente tenham vindo com ele.

De posse dessas informações, você poderá se adequar a cada situação antes dela se transformar em um problema.

Adotar é uma atitude extremamente generosa. Tomando esses cuidados, essa relação será eternamente prazerosa.

Grande abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here