Verão, Praia, Vinho e Sol

0
503

Edição 280 – 20/01/19 a 20/02/19
Gourmet
Andre Pellegrino – Somelier / Amendola Salumeria

O iridescente* sol dos trópicos paira soberano em nosso horizonte com intensidade e força, trazendo calor e energia nessa época do ano. As praias lotadas, espaço democrático por excelência, reúne as mais diversas tendências e como em nenhum outro lugar revela o jeito carioca de ser. Alegria, descontração e prazer de acolher, afinal de contas fomos eleitos em uma votação pela internet a mais receptiva cidade do mundo.

Nesse cenário quente e aprazível à cerveja dourada predomina suada nos copos que aplacam a sede e revigoram os corpos ardentes de momento a momento.

As cervejas lagers em seus mais variados estilos se apresentam leves, refrescantes e revigorantes.

Mas e o vinho, onde entraria nesse luminoso contexto?

Praia e vinho podem estar juntos?

Sim, não apenas podem, mas devem, os vinhos espumantes, brancos e roses, não apenas combinam perfeitamente com o nosso clima, como tornam a experiência ainda mais gratificante.

Degustar um espumante do sul do Brasil ou um frisante italiano da Emilia-Romana sentado na areia da praia assistindo a um magnifico pôr do sol é vivenciar um momento, único, e preciso vivenciar para poder compreender em sua plenitude.

Recomendo também os vinhos verdes portugueses, sempre agradáveis e refrescantes, os roses frutados do novo mundo ou os delicados com toques florais como os de Provence são sempre perfeitos para os dias mais quentes.

Vinhos brancos leves e aromático como os feitos com a uva Sauvignon Blanc ou Torrontes também não desapontam.

Assim apostando na diversidade e no desabrolhar de novas sensações ainda pouco experimentadas por nossas paragens, modificamos velhos hábitos de há muito arraigados e nos reinventamos culturalmente, unindo vinhos, praia e sol, que podem e devem estar juntos, a satisfação será garantida, pois o vinho e em si um raio de sol que ilumina a humanidade.

Que 2019 seja o ano da construção de um novo Brasil, mais solidário e prospero para todos os brasileiros!

Tin tin!

*iridescente: cujas cores são as do arco-íris.