Sensibilidade Alimentar

0
254

Edição 280 – 20/01/19 a 20/02/19
Amor aos bichos
Dr. Jayme Sandall Junior – CRMV-RJ 7122 / desvet.blogspot.com

Uma dúvida que escuto com muita frequência é sobre o que é melhor para o cão: ração ou comida de panela. Já escrevi sobre isso, e basicamente concluí que a ração era mais prática e se trata de uma alimentação completamente balanceada. Mas que a alimentação natural (comida de panela) também era muito boa, desde que fosse adequada às necessidades nutricionais do cão (que são diferentes das nossas).

Isso muda em alguns casos específicos. Alguns cães apresentam sensibilidade alimentar. Isso se traduz em vômitos frequentes e diarreias persistentes. Algumas vezes por semana, seu cão vomita. Simplesmente vomita, sem ter comido nada de diferente, sem ter feito nada diferente. Vomita e segue animado e feliz. Você o leva ao médico veterinário, que faz exames e entra com medicamentos específicos. Ele até melhora, mas basta parar com a medicação e seu amigo volta a vomitar. Ou talvez seu cão tenha diarreia persistente. Vira e mexe as fezes saem moles, com odor forte. Da mesma forma, você o leva ao médico veterinário que faz vários exames e entra com medicamentos. E ele não melhora. É uma situação que vai se tornando angustiante para você e para seu amigo. Você troca a ração, e o problema persiste. Haverá solução?

Já presenciei, ao longo da minha carreira, alguns casos assim. São raros, mas existem. O que percebi – embora não tenha certeza dos motivos – é que alguns cães simplesmente não se dão bem com ração. De nenhuma marca. E os sintomas são vômitos ou diarreias persistentes. Nesses casos, percebi que quando tiramos a ração e entramos com a comida de panela, esses cães apresentaram melhora significativa. Por isso, se tiver um problema desse, que persista aos tratamentos convencionais, converse com seu médico veterinário de confiança. Pode ser que ele lhe indique a troca da ração pela comida de panela.

Grande abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here