Se apaixone por Lyon

0
149

Edição 274 – 01/07/18 a 31/07/18
Turismo
Por Gabriela Mendes e Ursulla Lodi Gira Mundo – www.bloggiramundo.com
Fotos: Divulgação

Inclua o destino francês no seu próximo roteiro

Lyon é a melhor cidade da França que você ainda não conhece. A capital da região Rhône-Alps não é muito procurada por turistas que viajam pelo país, mas perdem aqueles que não a descobrem, já que é linda, a capital da gastronomia e cheia de história pra contar.

O destino me encanta porque, apesar de ser uma metrópole e ter tudo que uma cidade grande pode oferecer de bom, ela também tem um clima gostoso das cidades menores, é tranquila e bem mais barata que Paris.

Lyon nasce a partir do encontro dos rios Rhône e Saône, há mais de dois mil anos. Chamada de Lugdunum, a cidade era capital da Gália durante o Império Romano e a principal rota comercial depois de Roma. Só no século XIV que foi incorporada ao Reino da França e, ao longo do século XVII manteve sua importância econômica com o comércio da seda. Atualmente, é considerada a terceira maior cidade do país, depois de Paris e Marselha, com mais de dois milhões de habitantes.

Para conhecer Lyon não é preciso de carro, basta ter suas pernas como principal meio de transporte, uma bicicleta ou usar os impecáveis transportes públicos. Eu indico iniciar seu roteiro aonde a cidade nasceu, na colina de Fouvière e em Vieux Lyon, onde fica linda Basílica Notre Dame de Fourvière, o Anfiteatro e Museu Galo-Romano.

Já a Presqîle é dividida do resto da cidade pelos rios Saône e Rhône e onde fica o principal centro, com a Place des Terreaux, Museu de Belas Artes, Opera, Place Bellecour e o bairro Croix-Rousse. Na parte sul está a Lyon Moderna com a Confluence. Não deixe de conhecer o Parc de la Tête D’Or, o complexo gastronômico Les Halles Paul Bocuse, o Museu dos Irmãos Lumière e as Traboules.

Você pode visitar Lyon durante o ano todo e a cidade fica linda em todas as estações. Porém, evite o mês de agosto, que é o das férias, pois, como a cidade é universitária, costuma ficar bem vazia. Durante a primeira ou segunda semana de dezembro acontece a Fête des Lumières, que é um espetáculo de luzes muito bonito, mas se você não quiser curtir o evento evite esta época, porque a cidade fica lotada.

Para deixar seu roteiro completo não deixe de provar a gastronomia lyonesa, que vai desde os tradicionais bouchons até o chef estrelado Paul Bocuse e lugares moderninhos e deliciosos.

Roteiros personalizados de acordo com o perfil do viajante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here