Mochila Pesada X Coluna Vertebral

0
137

Edição 279 – 05/12/18 a 20/01/19
Saúde
Dra Juliana Menezes – CREFITO 148545-F

Mochilas com pesos absurdos obviamente causam danos na coluna! Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) aponta que crianças de apenas sete anos carregam cerca de 15% do seu próprio peso e, se a carga transportada é grande, a postura e o esforço requeridos afetam até a capacidade respiratória.

Segundo um estudo do Departamento de Fisioterapia da USP, o peso adequado deve ser, no máximo, de 10% do peso corporal, o que raramente ocorre.

Escoliose, dores lombares, contraturas musculares e outras patologias são comumente verificadas nos consultórios.

Uma atenção redobrada para a postura correta na infância significa menos problemas na vida adulta, é importante apresentar medidas de educação postural para as crianças.

O ideal é retirar todo o material desnecessário da mochila antes da criança ir para a escola. Uma boa dica é trocar aqueles cadernos pesados de mais de 10 matérias por um caderno para cada, e só levar o que vai ser usado, pois se houver espaço sobrando, certamente a criança levará peso a mais. A mochila ideal deve ter alças largas, acolchoadas e ajustáveis nos ombros. Coloque um acolchoado também na parte de trás e compartimentos no inferior para que os itens mais pesados possam descansar contra as costas. É preciso ajustar as alças de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique a menos de 4 centímetros abaixo da cintura. Não carregue a mochila em um ombro só!

Lembrando que as mochilas de rodinhas, super usadas hoje em dia, também podem afetar os ombros, e elas são populares nas crianças menores só.

Atualmente há também armários (lockers) nas escolas, porém o seu funcionamento é duvidoso, uma vez que sempre é preciso levar livros e cadernos para casa com a necessidade de estudar.

Enfim, continuamos tentando pensar em uma solução, porque as colunas vertebrais sofrem cada vem mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here