FASCITE PLANTAR

0
849

Edição 280 – 20/01/19 a 20/02/19
Saúde
Dra Juliana Menezes – CREFITO 148545-F

É uma das causas mais comuns de dor nos pés, especialmente na região do calcanhar. É uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, que está localizado na sola dos pés e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.

Causas – ela ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo dessa fáscia, provocando dor e dificuldade para caminhar.

A idade (40 a 60 anos), alguns tipos de exercício físico (que coloquem estresse excessivo sobre o calcanhar e a fáscia plantar, como corrida de longa distância, ballet ou outros tipos de dança), pés com anormalidades (chato e cavo), obesidade (sobrecarregando os músculos e ossos das pernas e pés), algumas profissões que exijam longos períodos de pé, tensão sobre o tendão de Aquiles, calçados inadequados (solas macias demais ou que não ofereçam apoio suficiente à curvatura do pé).

É muito comum as dores serem piores pela manhã (ao dar os primeiros passos), após muito tempo de pé, ao subir escadas e após atividades físicas intensas.

O tratamento geralmente é feito à base de medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia. A cirurgia só se faz necessária em casos que nenhum outro meio terapêutico mostre resultados (raro).

Alongamentos, repouso, palmilhas, muita terapia manual e orientações para fortalecimento funcionam muito bem.

Procure um bom profissional e se livre dessa dor!