Exercícios Físicos na Gravidez

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Edição 281 – 20/02/19 a 20/03/19
Saúde
Dra Juliana Menezes – CREFITO 148545-F

Fazer um exercício regular durante a gestação ajuda a se manter­ saudável, melhora a postura e diminui desconfortos comuns, como dores nas costas e fadiga. Se você já pratica um exercício físico desde antes da gravidez, deve ser capaz de continuá­-lo com moderação. Se você não se exercitava regularmente antes, deve conversar com seu obstetra, que indicará uma atividade segura para o seu caso.

Nos primeiros três meses, é importante evitar a elevação excessiva da temperatura do corpo.
Após o terceiro mês de gestação, é preciso desconsiderar os exercícios em que a posição predominante seja com a barriga para cima ou aqueles em que a grávida permaneça em pé por muito tempo, pois eles podem reduzir o fluxo de sangue do bebê.

As mamães que já tiveram ameaças de aborto espontâneo, bebê prematuro, sangramento forte, problemas na coluna lombar ou no quadril, têm pressão alta ou alguma doença pré-existente, ou que terão mais de um bebê, também podem praticar exercícios na gravidez, mas necessitam de mais atenção e acompanhamento médico redobrado.

Algumas sugestões:
– Caminhadas
– Natação
– Dança
– Ioga
– Alongamento
– Musculação (se ela já faz parte da sua rotina de exercícios, não há nenhuma razão para parar, embora a maioria das mulheres deva reduzir a quantidade de peso ao fazer exercícios na gravidez)

Tudo sempre orientado por um profissional capacitado e acompanhado por seu obstetra!

Movimente-se!