Boulevard Olímpico

0
107

Edição 273 – 01/06/18 a 30/06/18
Turismo
Por Gabriela Mendes e Ursulla Lodi Gira Mundo – www.bloggiramundo.com
Fotos: Divulgação

Saiba o que visitar na Praça Mauá e arredores

Muito se fala sobre a Região Portuária, no Rio de Janeiro, já que, depois dos Jogos Olímpicos de 2016, ela se tornou um dos pontos turísticos com maior destaque na cidade com a área reformada chamada de Porto Maravilha ou Boulevard Olímpico. Desde seu desenvolvimento, a partir do século XVIII, foi ocupada por atividades ligadas ao comércio de escravos, por instalações industriais, portuárias e habitação proletária. Atualmente, a Praça Mauá e seus arredores ficam lotados de turistas e moradores todos os finais de semana. Saiba o que visitar no Boulevard Olímpico:

Orla Conde

Esse caminho todo de madeira foi reformado e tem uma vista bem legal da Ilha Fiscal e da Baía de Guanabara. No final da orla se chega na Praça Mauá.

Praça Mauá

Não tem como negar que ela ficou bem bonitona. A via que passava por ela, chamada de Perimetral, foi demolida e ela ganhou uma vista ampla da Baía de Guanabara, jardins, restaurantes, grafites no Boulevard Olímpico, espaço para eventos nas docas do Porto e os centros culturais Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio – MAR.

Museu do Amanhã

É impossível não notar o Museu do Amanhã, uma construção imponente, super moderna, feita pelo famoso (e polêmico) arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O museu é de ciências, legal pra quem vai com crianças ou quer ter uma visita leve, focada em temas de sustentabilidade e inovações tecnológicas.

Museu de Arte do Rio – MAR

O museu de arte contemporânea traz temas relacionados à cidade do Rio de Janeiro com fotografia, escultura, pintura, performance e tudo que há de bom nas artes plásticas. É possível usar o espaço do museu de graça, sem entrar nas exposições. Os banheiros, bebedouros, restaurantes e lojinha são abertos ao público. Além disso, você pode pegar o elevador até o terraço para ter a vista mais linda da Praça Mauá.

Avenida Rodrigues Alves

Seguindo a linha do VLT, em frente às docas do Porto, na Avenida Rodrigues Alves, foram feitos grafites gigantescos e lindos, não deixe de conferir. Um deles, o chamado de Mural Etnias, do artista Eduardo Kobra, entrou para o livro dos recordes como o maior do mundo.

Mosteiro de São Bento

O mosteiro é uma verdadeira obra de arte e um dos principais monumentos da arquitetura colonial no Brasil, construído em 1590. Independente da sua religião, ele merece uma visita, que é restrita à Igreja Nossa Senhora de Montserrat. Repare os altares de jacarandá cobertos de ouro. O melhor dia para ir ao mosteiro é aos domingos, quando há canto gregoriano, às 10h e 17h30.

Aquário

O maior aquário da América do Sul atrai famílias e curiosos da vida marinha. Seus aquários têm mais de três mil animais de 350 espécies diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here