Repetir receita é um perigo

0
81

Edição 276 – 01/09/18 a 30/09/18
Amor aos bichos
Dr. Jayme Sandall Junior – CRMV-RJ 7122 / desvet.blogspot.com

Simples assim.

É comum as pessoas terem mais de um cão, ou mais de um gato. Quando um deles fica doente, você leva ao veterinário, que diagnostica o problema e prescreve as medicações necessárias. Seu amigo melhora! Acabou o problema.

Tempos depois, o mesmo pet, ou outro que você tenha, começa a apresentar os mesmos sintomas. Ora, você pensa, para que levá-lo de novo ao médico veterinário? Basta repetir a receita…

O fato é que um mesmo sintoma pode ser indício de uma série de doenças, com tratamentos completamente diferentes. As nuances, as sutis diferenças que indicam ser esta ou aquela doença’, só um médico veterinário consegue perceber. Faz parte do seu trabalho, e a sua experiência, desde os anos de universidade, passando pelos incontáveis atendimentos, é o que vai fazer toda a diferença.

Às vezes, pode mesmo se tratar do mesmo problema da outra consulta. E pode até ser que o veterinário decida repetir a mesma medicação. Mas isso só ele pode decidir. E pode ser que decida usar o mesmo medicamento, mas em uma dose diferente, ou associado à outro remédio.

Mas você decidiu repetir a receita, e agora, dias depois, notou que o problema não melhorou; pelo contrário, piorou… agora, seu veterinário terá que lidar com um problema mais grave, e que pode ter sido agravado pelo uso de um medicamento errado.

Resumindo: SEMPRE entre em contato com seu médico veterinário. Mesmo que seja por telefone, para perguntar se pode ou não dar determinada medicação para o seu amigo.

Grande abraço e até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here