Amaridades – amar todas as idades

0
72

Edição 278 – 05/11/18 a 05/12/18
Fotos: Divulgação

Ao longo dos anos, e para uma significativa parcela da população, ser idoso virou sinônimo de solidão, incapacidade e exclusão. Por isso, pensar na velhice é assustador, independentemente da idade.

Contadora de Histórias e Inspiradora de Futuros, como se define Sandra Tello Bohorquez nasceu em Bogotá em 1959, chegou no Brasil em 1975 depois de passar sua infância na Colômbia e início da adolescência nos Estados Unidos.

Com formação em Administração de Empresas e pós em Gerenciamento de Projetos, trabalhando como executiva em multinacional e desenvolveu habilidades com gestão de pessoas e melhoria de processos, suas grandes paixões.

“Foi a partir dos conhecimentos adquiridos na formação da Fluxonomia 4D que entendi que podemos criar o futuro que desejarmos, porque o talento e a sabedoria já estão dentro de nós, basta olhar para trás e resgatar essa imensa energia.”, afirma Sandra (foto abaixo).

A fascinante experiência vivida com própria mãe, Lucía (foto ao lado), de 86 anos, inspirou a criação do Projeto Amaridades, dedicado ao público idoso.

Escrevendo a história da vida de Lucía, verificou o poder transformador de crenças e atitudes, a partir das emoções, quando memórias e experiências vividas ao longo da vida são resgatadas e valorizadas dentro das próprias famílias.

“A fragilidade, as dificuldades e as dores constantes fizeram com que minha mãe fosse se isolando e entristecendo a cada dia. Suas limitações me levaram a me aproximar dela e conversar. Falamos sobre sua vida, a infância, seus pais, seus sonhos … cada dia mais e mais. Decidi escrever suas histórias, que aos poucos foram enriquecendo com fotos e depoimentos. Fiquei encantada, não só com tamanha grandeza e coragem, mas também com as transformações que estavam acontecendo com ela, comigo e com toda a família. O orgulho, a alegria e os sonhos passaram a prevalecer.”, conta e completa “Assim nasceu o projeto Amaridades, vivendo a velhice, contando histórias e inspirando futuros. Buscando a valorização e cuidado com os idosos através de uma escuta atenta e amorosa de suas narrativas pessoais. É uma proposta que convida para um olhar diferenciado sobre a velhice, valorizando a vida, os talentos e experiências de pessoas idosas, através das suas narrativas.”.

Ainda segundo ela, incentivar as pessoas a se conectarem com essas histórias, recebendo a força da vida, percebendo a alegria da trajetória e a emoção pelo reconhecimento de suas contribuições e conquistas, é um inestimável aprendizado que servirá como legado para futuras gerações.

Sandra Tello Bohorquez coleta as histórias e publica no site do projeto, além de mídias sociais.

Contatos pelo site amaridades.com


Encontro do Amaridades – criando vínculos. Único homem do evento de 1 ano do Amaridades, David Aquino Filho é do grupo Lab60+, que trabalha com Longevidade.

Sandra e as companheiras de trajetória Elisa Schuler, (São Paulo) e Mairta Oliveira (Fortaleza), na festa de 1 ano, em 21 outubro, em Copacabana.

Livros:

Lucía, é a história de uma mulher pequena e doce de 87 anos, cujas atitudes firmes e corajosas ajudaram a conduzir sua família por inúmeros desafios e em diferentes países por onde moraram. Da infância na Colômbia, casamento e viagens, passando pela perda do seu marido aos 48 anos, com oito filhos para criar, sem emprego ou instrução, num pais onde sequer falava o idioma.

O emocionante relato de vida, as atitudes positivas e o grande amor dedicado à família e à fé, resultaram num conto delicioso e inspirador para um público de qualquer idade.

Atualmente sendo vendido na Livraria da Travessa e no Kindle.

Em breve lançará o 2º livro:

Vânia. “Esse em homenagem às domésticas e babás que cuidam dos nossos filhos e pais, às vezes por mais de uma geração e que nunca foram homenageadas.”, explica Sandra. A história é da vida de uma senhora de 76 anos que ainda trabalha em uma residência onde convive com a 3ª geração que ela ajudou a cuidar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here